Nota do editor: este artigo é um resumo do artigo do Bill e da Melinda Gates, publicado no «Gates Notes» [1]


Perguntaram-nos a questão do título numa escola que visitámos no Kentucky. Embora voar, invisibilidade, viajar no tempo fossem boas opções, optámos por manter os valores e o trabalho da nossa fundação e escolhemos mais energia e mais tempo.

Todos queremos mais tempo e energia, mas o significado disso varia entre países ricos e pobres. A pobreza não é só falta de dinheiro; é a ausência dos recursos necessários à realização do potencial dos indivíduos; e dois desses recursos são o tempo e a energia.

Mais de mil milhões de pessoas vivem hoje sem energia para iluminar e aquecer os domicílios e manter em funcionamento hospitais e fábricas, por exemplo. Por sua vez, a falta de energia obriga a gastar tempo a realizar tarefas que poderiam ser automatizadas, retirando tempo para outras actividades.

Os próximos dois artigos abordarão estes dois aspectos em maior detalhe. A resolução destes dois problemas tornará mais fácil salvar vidas e aumentar a equidade a nível mundial.

Energia e tempo não serão superpoderes tão interessantes como os do super-homem, mas permitirão milhões de sonhos tornarem-se realidade.