Por Gustavo Martins-Coelho


null

Repetimos aqui o gráfico da passada Terça-feira [1], mas ligeiramente diferente. O eixo das abcissas continua a representar a distância entre quaisquer duas capitais de distrito portuguesas e o eixo das ordenadas o preço por quilómetro do bilhete da ligação em autocarro da Rede Expressos entre as capitais de distrito em questão. A diferença é que, desta vez, representamos os dados não através de pontos individuais, mas sim com recurso a um método estatístico denominado locally estimated scatterplot smoothing [2], o qual produz uma linha que representa os pontos de forma mais inteligível.

Além disso, dividimos os percursos analisados em dois grupos: aqueles com origem ou destino no Porto ou em Lisboa (linha e sombreado verde) e os restantes (linha e sombreado vermelho).

Para qualquer distância, o preço por quilómetro para viagens com origem ou destino no Porto ou em Lisboa é inferior ao preço por quilómetro para viagens que não terminem ou comecem numa das duas áreas metropolitanas do País.

Os dados provêm do sítio da Rede Expressos [3].